Sábado, 25 de Junho de 2022
Notícias DOAÇÃO

Maranhão: Estoque de sangue da Hemomar está em situação crítica

Maranhão: Estoque de sangue da Hemomar está em situação crítica

21/06/2022 às 15h11 Atualizada em 21/06/2022 às 15h20
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Atualmente, o estoque de bolsas no Hemomar está em situação crítica, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). De janeiro a maio deste ano foram coletadas 17.025 bolsas, o equivalente a 140 bolsas por dia, quando o ideal, segundo o Centro, seria a coleta de 250 a 300 bolsas por dia.

Falta doador sobra necessidade. Neste mês, em todo o Brasil, intensificam-se as campanhas para doação.

A campanha Junho Vermelho foi criada para incentivar a doação de sangue, principalmente, nos períodos em que há defasagem no estoque de bolsas de sangue. A corrente solidária tem o objetivo também de aumentar a quantidade de doação no mês anterior aos das férias escolares, período do ano em que há aumento nas viagens e acidentes nas estradas.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão indicam que, se comparados o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período de 2019 (pré-pandemia), houve redução no volume desse estoque de 2,3% no hemocentro e de 14,8% na Hemorrede.

AGENDA DO HOSPITAL DR. WALBER RODRIGUES

Aumentar a quantidade de voluntários é visto como um desafio, já que o cenário de doação no Brasil não é dos mais satisfatórios. O percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de doadores num país é entre 3,5% e 5% da população, no Brasil corresponde a 2% (OMS). Segundo a médica e coordenadora do curso de Medicina faculdade Pitágoras, Denise Priolli, há muitos mitos envolvidos no ato solidário, o que acaba contribuindo para que o país não atinja o índice recomendado.

“Doar sangue, além de ser um ato de amor ao próximo, é uma atividade muito segura, sem causar prejuízos à saúde do doador. Uma das preocupações mais comuns é sobre o volume de sangue, no entanto, ele volta ao normal rapidamente, afastando o risco de fraqueza”, pontua a médica.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.

Confira alguns mitos sobre doação

Contágio de doenças: todo material utilizado é descartável, não há contato com sangue de outra pessoa;

Quem teve Covid-19 nunca mais pode doar sangue: candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, devem esperar por 10 dias após estarem completamente recuperados da doença, para então doar;

Só podem doar sangue maiores de idade: adolescentes a partir dos 16 anos podem doar sangue. Fisicamente eles já estão aptos para doar sangue, desde que cumpram todos os requisitos básicos para doação, mas por serem menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais ou responsável;

O sangue fará falta ao doador: a reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres;

Quem tem piercing e tatuagem não pode doar: apenas pessoas com piercing na boca não podem doar sangue pois a boca está mais receptiva a infecções. Elas só estão aptas a doar 12 meses após a retirada. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e outros processos com perfuração da pele devem esperar 12 meses para voltar a doar sangue.

https://geovaneleal.com.br/noticia/298/governo-vanessa-maia-o-tempo-em-que-a-reconstrucao-se-tornou-alvo-de-perseguicao

PUBLICIDADE

     

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias